Livro “ORIUNDI – os italianos no Brasil”

Publicado por Ali Celestino em

Capa do livro Oriundi – os italianos no Brasil, com foto em tons de sépia das mãos de um trabalhador

Capa do livro Oriundi – os italianos no Brasil

A pesquisa do projeto “Oriundi” resultou num livro de valor artístico e humanístico: “ORIUNDI – os italianos no Brasil”, sendo uma síntese ilustrada da imigração italiana ao Brasil do século XIX aos dias de hoje, com textos em português e italiano, mapas, ilustrações e muitas fotos.

Neste livro a Ali Comunicação, através da Hexis Editora, realizou importantes tarefas, incluindo a Edição, leitura e organização dos originais, pesquisa e seleção de conteúdos e de imagens (mapas, fotos e documentos), redação final de textos, notas, legendas e referências, revisão e versão para o italiano.

Cuidamos também do Projeto Gráfico, tratamento de imagens, editoração, fechamento (geração) de arquivos para impressão no padrão PDF X1-A, acompanhamento gráfico in loco, impressão e acabamento.

Uma tarefa importante foi a Distribuição, onde fizemos contato com as entidades culturais, ONGS, pesquisadores, descendentes dos imigrantes italianos, secretarias de educação e cultura de estados e municípios, e bibliotecas públicas e universitárias para o envio gratuito de cerca de 2.700 livros pelos Correios, transportadoras, motoboys e em mãos próprias.

O livro não é comercializado. O objetivo é que o livro seja distribuído à comunidade ítalo-brasileira e seus descendentes, bem como suas escolas e bibliotecas, para um melhor conhecimento desse importante momento da História.

Outra tarefa foi a criação e desenvolvimento do Site do projeto https://oriundilivro.com.br/ , onde o livro integral se encontra disponível para download gratuito nos formatos PDF (para impressão) e ePub 3 (livro digital acessível).

O Projeto

O projeto é de autoria do cineasta Iberê Cavalcanti com produção da INTERCULTURAL, a edição do livro é da Hexis Editora e realizado sob os auspícios da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o patrocínio do Grupo Comolatti.

Imigrantes no pátio interno da Hospedaria do Brás, por volta de 1890, em foto de Guilherme Gaensly (1843-1928).

Esta publicação resume aspectos relevantes do longo processo da imigração de cidadãos italianos ao Brasil e de suas lutas e realizações como fatores decisivos na construção da moderna sociedade brasileira. A partir de meados do século 19, começaram a aportar no Brasil milhares de italianos vindos em busca de um futuro promissor. Foram muitas lutas no duro exercício do trabalho e do enfrentamento de grandes desafios vencidos com muita criatividade, fé e esperança. Os milhares de italianos se multiplicaram e formaram novas gerações que somam hoje milhões de ítalo-brasileiros atuantes e produtivamente ligados a todas as áreas da vida brasileira.

São ORIUNDIS, porém, brasileiros de verdade.

Lançamento

O lançamento do livro aconteceu na cidade de Santa Teresa, no Espírito Santo, durante a 31ª Festa do Imigrante Italiano, nos dias 17 e 18 de junho de 2022.

Para mais informações veja no site do livro:
Lançamento em Santa Teresa entrega livro “ORIUNDI” nas mãos dos descendentes.

Grupo de amigos recebem seus exemplares no lançamento em Santa Teresa / ES

Grupo de amigos recebem seus exemplares no lançamento em Santa Teresa / ES

Este foi o lançamento nacional do livro. Ele ficou pronto em novembro de 2020 e, por causa da pandemia de Covid-19, não foi feito lançamento presencial na época, sendo iniciada a distribuição gratuita dos exemplares.

Especificações

  • Formato fechado: 280 x 210 mm.
  • Miolo: 160 páginas em Couchê fosco 150 g/m2, 4×4 cores.
  • Capa brochura: com orelhas, formato aberto 700 x 210 mm em Cartão Triplex 300 g/m2, 4×0 cores, Laminação Fosca + Verniz UV localizado na frente.
  • Capa dura: em papelão de encadernação, com revestimento em Couchê fosco 150 g/m2, 4×0 cores, Laminação Fosca + Verniz UV localizado na frente.
  • Folhas de guarda: formato aberto 560 x 210 mm, em Offset 180 g/m2, 4×4 cores.
  • Acabamento: parte em brochura costurada e colada e parte em capa dura. Embalagem shrink individual.

Ficha Técnica

  • PROJETO Interaction Cine TV Audiovisual Ltda
  • COORDENAÇÃO GERAL Iberê Cavalcanti
  • Uma realização INTERCULTURAL
  • AUTOR / COORDENADOR GERAL Iberê Cavalcanti
  • COLABORAÇÃO Vanessa Koiky e Tarsio Storace
  • ASSISTENTE DE SERVIÇOS Cláudio Carijó Cavalcanti
  • PRODUÇÃO EXECUTIVA Pery de Canti
  • EDIÇÃO E PROJETO GRÁFICO Ali Celestino
  • REDAÇÃO Iberê Cavalcanti, Roselene Alves e Ali Celestino
  • PESQUISAS Iberê Cavalcanti, Gabriela Ciuffo, Roselene Alves e Ali Celestino
  • TRADUÇÃO AO ITALIANO Matteo Gennari

Hexis Editora

A HEXIS (www.hexiseditora.com.br) é uma editora dedicada às Humanidades. Ela nasce em 2009 no Rio de Janeiro, como um braço editorial da Ali Comunicação e Marketing, voltada especialmente para o público diletante e universitário, interessado em Ciências Humanas, Filosofia, Letras e Literatura Infanto-juvenil, com mais de 30 títulos publicados.

 

Categorias: Edições

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.