Informativo Folha Verde: do papel para o digital

Publicado por samuca em

Projetos gráficos do Informativo Folha Verde.

Projetos gráficos do Informativo Folha Verde

O Informativo Folha Verde é uma publicação do Grupo JAL, controlador de várias empresas de transporte de passageiros na região Metropolitana do Rio de Janeiro, entre elas a Flores e Real Rio. Nossa função neste trabalho era a reportagem e edição dos textos, assim como o projeto gráfico, a diagramação, ilustrações, tratamento de imagens e a produção gráfica de 5.000 exemplares mensais.

A Edição impressa já contava com mais de 30 anos de publicação, sendo que só conosco o jornal já estava desde 2004. Era um produto que já tinha uma história e um significado para o seu público, os mais de 3.000 funcionários do grupo e empresas do setor.

No ano de 2017 o cliente nos informou que, diante da crise econômica em todo o Brasil – e principalmente no setor de transporte de passageiros, no Rio de Janeiro – deixaria de imprimir o jornal. Queria uma solução para manter a publicação reduzindo todos os custos, principalmente da mídia impressa.

Primeiramente nos ofereceram uma plataforma de notícias disponibilizada pela empresa responsável pelo site institucional. Não deu certo, eram muito poucos os recursos para uma edição de qualidade e de acordo com as exigências do cliente. Como já fazíamos há muitos anos a edição do jornal, já existia uma ideia mais ou menos pré-concebida do resultado, ou seja, do que era visual e editorialmente necessário para uma publicação digital de qualidade e que mantivesse o “espírito” do velho Folha Verde.

Fomos então à luta. E essa batalha se estendeu por dois meses. Primeiramente fomos em busca de um tema WordPress que pudesse servir de estrutura para nossa publicação, o que não é muito fácil, pois são centenas de opções, cada uma com detalhes, padrões e comportamentos diferentes.

Após a escolha do tema vem a pergunta “será que vai dar para personalizar de acordo com o que preciso?”. Afinal, dificilmente o tema se encaixa com perfeição em nossas pretensões, então temos de editá-lo. Fomos então pouco a pouco melhorando a tipologia (fontes utilizadas, cor, tamanho, legibilidade, hierarquia), criando um cabeçalho personalizado, trabalhando as imagens (tamanho, posicionamento e corte, visibilidade, comportamento, galerias, carrosséis e miniaturas), vendo o desenho das páginas e a hierarquia das matérias de acordo com sua importância, criando uma estrutura amigável de informação e navegação, utilizando categorias, páginas e posts de acordo com a necessidade do projeto, testando quais e melhores plugins conforme as características da página, testando a navegabilidade dos menus e links,… Isso por diversas e repetidas vezes. 

Layout responsivo permite ser visualizado em diversos monitores

Enfim, em maio de 2017 (com o auxílio do Glauber Borges, nosso programador que nos ajudou com alguns “bugs”) foi ao ar a primeira edição do Folha Verde online. O projeto finalmente ficou pronto e acima das expectativas do cliente. Demorou um pouco até o público do jornal se familiarizar com a nova plataforma da publicação. Hoje, o jornal tem um grande número de leitores e suas matérias tem diversos compartilhamentos nas mídias sociais. 

Toda vez que uma nova edição vai ao ar é disparado um e-mail marketing para uma lista de contatos, com as chamadas principais e destaques da publicação. Cada matéria tem um link direto ao post correspondente no site. Os cliques nos links são rastreados, trazendo informações importantes sobre a quantidade de acessos – no total ou a cada matéria –, quais endereços abriram ou não a mensagem, quais acessaram os links, inclusive com as datas e horários. Através destes dados podemos mensurar qual está sendo a reação do público-alvo à nossa publicação.

Quer conhecer melhor o projeto? Acesse a página: http://www.folhaverdejal.com.br/ 

E-mail marketing funciona tanto no Outlook quanto no webmail


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.